Antes da compra é necessário analisar tudo que envolve a propriedade. Vamos a alguns pontos:
1 - Se a fazenda possui áreas degradadas. Além de visitar a fazenda é interessante analisar as imagens de satélites para conhecer mais a fundo tanto a área como a região do imóvel. Há séries históricas de anos anteriores das imagens de satélites disponibilizadas nos aplicativos.
2- A fertilidade do solo. Observar se há espécies de árvores e plantas características de se desenvolverem em terras mais férteis é apenas um começo. Uma análise de solo vai detelhar melhor as reais condições do solo e indicar os possíveis usos da terra.
3- Se a fazenda é mecanizável. A possibilidade de mecanização facilita manejos na propriedade e abre diversidade de uso da terra.
4- Os recursos que o imóvel dispõe. É importante observar fatores como localidade (distância de cidades, armazéns, frigoríficos, etc) vias de acesso (rodovias, estradas e pontes), recursos hídricos (rios, córregos, represas, etc), benfeitorias (casas, curral, galpão, cercas, curvas de nível, etc) pois isso pode valorizar o imóvel.
5- Sobre os documentos, é necessário ir até o Cartório de Registro de imóveis e solicitar as certidões de inteiro teor, ônus e direitos reais e a cadeira dominial completa da matrícula do imóvel.
6- É necessário verificar, se no primeiro registro da área consta um título expedido pelo Poder Público.
7- Um ponto fundamental, é verificar se quem está vendendo é realmente o atual proprietário do imóvel.
8- Consultar a existência ou não de processos judiciais. Consultar também, se existem infrações ambientais e áreas embargadas.
9- Emitir a Certidão Negativa de Débitos do Imóvel Rural na Receita Federal.
10- Verificar se o imóvel possui georreferenciamento. A área também deve ter o CAR.
Tenha sempre a acessoria de um advogado para ter a certeza que está fazendo um bom negócio. Outra dica, é ter a ajuda de um engenheiro agrônomo.
Conteúdo produzido por Vitória Ratto, Advogada Especialista em Direito do Agronegócio, com ênfase em Contratos, e com atuação em todo o Brasil, juntamente com a contribuição do engenheiro agrônomo Olavo Mendonça, graduado pela ESALQ-USP.
Comments