Compliance é um termo que estamos escutando cada dia mais. Mas, ainda existem dúvidas do que essa palavra significa realmente.
Primeiramente falando da tradução da palavra, que vem do inglês “to comply”, significa estar em conformidade com normas, regras, leis, diretrizes e políticas estabelecidas.
O compliance visa garantir relações baseadas na ética, honestidade, transparência e no que é o correto. Seria cumprir rigorosamente aquilo que é certo.
Para ter efetividade, um programa de compliance, precisa primeiramente buscar que todos respeitem regras e leis. Com isso, devo citar que um programa de compliance deve ser iniciado com aqueles que estão na gestão do negócio, da fazenda. Ou seja, o exemplo tem que vir de cima. Cabe aos gestores, o papel de estimular a aplicação na prática, gerando engajamento aos colaboradores, só assim poderemos alcançar todos os colaboradores.
Apesar de uma palavra um pouco nova, e de início parecer um pouco complicada, um programa efetivo de compliance pode trazer diversos benéficos, gerando até mesmo mais lucro ao produtor, pois um ambiente integro, transparente e organizado é fundamental para o crescimento de qualquer negócio.
Publicação informativa, consulte sempre um advogado(a) de sua confiança.
Kommentarer