Muitos produtores buscam a Holding como uma forma de planejamento sucessório e tributário. É uma maneira de economizar dinheiro, com os benefícios que a lei garante, como também ter uma melhor gestão patrimonial. Com isso, o produtor terá mais segurança, o que pode gerar economia e também um aumento na lucratividade da fazenda.
A holding é basicamente uma estrutura jurídica feita para administrar os bens do produtor. O maior benefício que o produtor tem em optar por constituir uma Holding é a otimização da gestão tendo como consequência um aumento na margem de lucro da atividade. Com os benefícios tributários concedidos durante a gestão do negócio, como também no momento da sucessão o produtor pode economizar muito dinheiro. Tendo também como vantagem, não precisar de um inventário, onde temos altos custos, uma morosidade grande e a possibilidade de diversos desentendimentos familiares.
Na holding, podemos desenhar a gestão da propriedade, incluindo exatamente como ficará cada questão. Possibilitando que os proprietários gerenciem seu patrimônio de forma mais organizada e eficiente.
O agronegócio envolve altos custos e um outro benefício é a blindagem patrimonial, que diminui o risco da perda do patrimônio em eventuais litígios ou dividas.
A administração de uma holding é simples, porém é necessário que no momento da constituição o profissional faça tudo conforme a lei, para evitar surpresas desagradáveis. Por isso, procure sempre um auxílio jurídico especializado.
Se ficou alguma dúvida em como criar uma holding para a sua realidade, entre em contato.
Vitória Ratto
Advogada, OAB/MG 188.705
Especialista em Direito do Agronegócio
Comments