Barter é uma alternativa de crédito/financiamento de custeio agrícola muito útil ao agronegócio. Realizada entre produtores rurais e empresas de insumos. (Mas, se formos aprofundar no assunto, temos também tradings envolvidas).
É uma operação simples e rápida, sem muita burocracia, que envolve na negociação, a própria produção. É feito a negociação da venda dos insumos necessários para a produção e o pagamento se dá com a própria produção. É basicamente a troca de insumos pela produção futura. É uma maneira de fortalecer e otimizar o processo de crédito agrícola. A própria produção oferece garantia dos recursos que seriam levantados em instituições financeiras.
É formalizada na maioria das vezes, através da CPR, Registrada em Cartório. Além da CPR temos a cessão de crédito do contrato, que deve ser elaborado determinando quantidades e valores de compra e venda da commodity do produtor para a trading.
Lembrando que é necessário o produtor observar os juros provenientes da negociação. Um ponto de atenção, é a analise de riscos por quebra de contrato, por frustração de safra relativos a problemas de mercado ou questões climáticas.
Podemos traduzir a operação em Barter como uma troca/permuta.
Muitos são os benefícios com a Operação de Barter, tanto para o produtor, quanto para a venda de insumos agrícolas.
Você produtor, já fez alguma negociação assim?
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato.
Visite sempre nosso site, para ficar informado sobre os assuntos relacionados ao mundo jurídico do agronegócio.
Vitória Ratto - Advogada- OAB/MG 188.705
Especialista em Direito do Agronegócio
E-mail: advocacia@vitoriaratto.com
Telefone: (34)99925-0226
Kommentare